Customizando imagem do Windows Embedded Compact

Eu acredito que o aprendizado de uma nova tecnologia não é uma coisa linear, de fato dar algumas voltas é legal para você entender o que está fazendo na base. Este artigo, apesar de parecer avançado é bem simples e mostra em poucas imagens e palavras como criar e alterar uma imagem de Sistema Operacional Windows Embedded Compact 7 para incluir na imagem o Internet Explorer. Não se preocupe em entender tudo, o objetivo é ter uma visão geral de como o processo de alteração e compilação de uma imagem, incluindo novos componentes, funciona.

Como de costume vou utilizar o meu computador em módulo de arquitetura ARM Toradex Colibri T20 junto com uma Base Board Iris. Meu sistema desta vez está conectado a um monitor LCD de 15”, a um teclado e a internet por meio do cabo Ethernet, veja a figura 1.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Figura 1: Target Hardware: Computador em módulo ARM Cortex-A9 Dual Core 1GHz, 256MB RAM 512MB Flash 

Note que nas fotos acima o sistema está utilizando a imagem de Windows Embedded Compact 7 padrão fornecida pela Toradex, mais informações aqui. O computador em módulo já é comercializado com a licença dessa imagem que é o Windows Embedded Compact SKU C7NR. O C7NR possui funções limitadas e não contém o Internet Explorer, vide figura 2. Para saber mais sobre os diferentes SKUs, consulte o seguinte arquivo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Figura 2: Imagem do Windows EC 7 sem o Internet Explorer

Neste caso, queremos adicionar o componente Internet Explorer na imagem que será entregue com o equipamento, para isso o pessoal da Compusoftware pode ajudar a obter a licença correta para seu sistema. Note que os valores de licença do Windows Embedded Compact são totalmente diferentes do Windows tradicional, vale uma consulta ao time da Compusoftware pois este custo com certeza não inviabilizará o projeto.

Tendo resolvendo o licenciamento, vamos partir para a parte técnica. A Toradex disponibiliza o BSP para Windows EC e o workspace do Platform Builder para você alterar a imagem do Windows EC de acordo com sua necessidade. Se você não entendeu nada desse parágrafo, não entre em pánico! Vou explicar cada um dos termos:

Toda imagem de sistema operacional precisa de um BSP (Board Support Package), de forma simplificada, este(s) arquivo(s), é o “mapa” que o S.O. precisa para saber com qual processador deverá interagir e quais periféricos estão ligados ao processador (RAM, Flash). Existem uma enorme lista de BSPs para Windows EC, confira aqui.

Uma vez que você tem o BSP do seu target (Hardware para o qual quer aplicar o Windows EC) você poderá utilizar o Platform Builder, que é um add-on do VS2008 no caso de Windows EC 7, para customizar e preparar a Imagem o S.O. (Windows EC) para o seu target. Um projeto de sistema operacional é chamado workspace. Vamos ao passo a passo, se não entendeu ainda, vai entender agora:

1. Fiz o download do BSP e Workspace para meu Colibri T20 a parti do site da Toradex no seguinte link. Figura 3

Picture

Figura 3: BSP e Workspace disponíveis para Download

2. Descompacte os arquivos e coloque na estrutura de pastas correta na instalação do WINCE7 (Platform Builder) no seu host de desenvolvimento. A estrutura destas pastes é explicada neste artigo da Microsoft. Copiei a pasta ColibriTegra_Core (workspace) para a pasta OSDesigns e a pasta nvap (BSP) para a pasta platform. Figura 4

Figura_03aFigura 4: Cópia dos arquivos para as pastas corretas.

3. Abri o VS2008, navegar até a pasta ColibriTegra_Core e abrir o arquivo de extensão .pbxml que é o projeto do S.O.

Figura_04

Figura 4: Abrindo projeto(Workspace) existente do Windows EC

4. Neste momento, posso navegar no VS2008 até o Catalog View que é onde escolho quais os componentes do SO devem ser adicionados a imagem desejada, note que fiz a selecão (não estavam antes do meu print screen 😀 ) dos componentes do Internet Explorer, Figura 5.

Figura_06

Figura 5: superior: Seleção dos Internet Explorer no Catalog Items View inferior: Help para saber a função de um componentes específico

6. Se você tiver algum dúvida sobre algum componente, clicando com o botão direito do mouse você consegue chamar o help! Figura 6.

Figura_07

Figura 6: Build do S.O. alterado

5. Feitas as seleções fiz o Build da imagem do S.O. alterada que inclui o Internet Explorer conforme a figura 7.

Figura_10

Figura 7: Build do S.O. alterado

7. Peguei a imagem compilada na pasta correta do diretorio de Release de transferí a mesma para o computador em módulo, não se preocupe em como fiz isso, excluí está parte do artigo para não perder o foco e objetivo do mesmo, em uma próxima oportunidade podemos explorar isso ao até mesmo como subir uma imagem do S.O. em modo Debug a partir do VS2008.

8. Fiz os testes do sistema e “Voilá”, agora a imagem possui o Internet Explorer! Figura 7 e 8

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Figura 7: Internet Explorer incluido na imagem e navegando em um Computador de arquitetura ARM

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Figura 8: Testes de navegação

Espero que tenham gostado de mais este Post! Até a próxima oportunidade!!

Um abraço!

Guilherme

Guilherme Fernandes

Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) atua como diretor da Toradex Brasil. Foi responsável pela implantação do escritório de vendas e suporte da Toradex no Brasil. Trabalhou 7 anos como gerente de engenharia de sistemas na área de automação industrial desenvolvendo mais de 300 projetos de máquinas para linhas de montagem e teste de produção para o setor de autopeças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>