Ferramenta para gerar gráficos no WinCE

Uma imagem vale mais que mil palavras. Trazendo este popular ditado para desenvolvimento de interface de usuário, podemos pensar em…. gráficos! Os mais diversos gráficos são utilizados nas aplicações que utilizamos todos os dias, o histórico do dólar no dia, a distribuição de visitantes neste blog, entre outros tantos exemplos que podemos pensar.

A ferramenta MSCharts é largamente utilizada com o .NET framework 3.5 e foi posteriormente incorporada por padrão no .NET framework 4.0. Um blog explicando um pouco a respeito aqui: http://weblogs.asp.net/scottgu/built-in-charting-controls-vs-2010-and-net-4-series

Mas no mundo Windows Embedded Compact, a coisa é mais complicada. O fato é que não existe uma ferramenta da Microsoft suportada para geração de gráficos, nada similar ao MS Charts. Sendo assim, temos duas opções:

  • Utilizar uma ferramenta comercial.

Neste post quero contar minha experiência com uma ferramenta comercial que estive testando e que fiquei muito satisfeito com o resultado. O preço, eu considero um valor justo pelo tempo que economizaria em relação a fazer minha própria, especialmente quando se leva em conta a qualidade da ferramenta. Sem mais mistérios… utilizei a plataforma da Mooseworks.

Primeira experiência foi fazer o download e testar, tudo muito simples, demos que funcionam e o preço está claro no site com muita transparência. Além da ferramenta de gráficos, eles também possuem alguns gauges, veja aqui.

Como era de se esperar, minha plataforma de testes foi: Colibri VF61 256MB IT com Windows CE6 fornecidos pela Toradex. O mesmo utilizado em diversos outros posts.

O passo inicial, após o download foi fazer a instalação do controle. Apenas alguns cliques em OK e instalação padrão concluída com sucesso. A instalação cria um diretório incluindo uma pasta de demos e documentação da ferramenta.

Figura 1

Figura 1: Instalação da ferramenta de gráficos concluída

O próximo passo foi abrir o VS2008 e iniciar um novo projeto. No artigo Programando aplicações gráficas para WE Compact, eu mostrei como fazer isso.

A próxima etapa é habilitar o componente da MooseWorks em sua paleta de componentes. Para isso, clique com o botão direito na sua paleta de “Tools” e selecione: “Choose Itens”. A figura a seguir mostra a janela de seleção. Aponte para a DLL do componente da MoosWorks.

Figura 2

Figura 2: Selecionando os componentes de Gráficos da MooseWorks

Ao finalizar esta ação, um novo componente aparece no seu conjunto de tools, a imagem a seguir mostra uma interface de usuário que foi criada arrastando o componente gráfico para meu Form, e ajustando algumas propriedades de layout no mesmo (cor de fundo por exemplo)

Figura 3

Figura 3: Design da interface de usuário e componente Graph na paleta de ferramentas (Toolbox)

Finalmente, escrevi o código abaixo no método de clique do botão existente na interface, note que o código é bem simples e explica a si mesmo.

        private void button1_Click(object sender, EventArgs e)
        {


            this.Graph01.SuspendLayout();

            double[,] xy = new double[2, 100];
            for (int i = 0; i < 100; i++)
            {
                xy[0, i] = i;
                xy[1, i] = Math.Sin(i*4*3.1415/100);
            }
            this.Graph01.XYValues = xy;
            this.Graph01.ResumeLayout();

        }

Como você pode ver o código vai plotar um seno no gráfico. A ferramenta oferece diversos métodos e modos de fazer e utilizar os gráficos, entre eles, funções de alarme que alteram a cor do plot quando regiões do gráfico são invadidas, captura de eventos de cursor, exportação do gráfico para uma imagem, múltiplas séries de dados, plot de pontos, linhas, barras, áreas e combinações das mesmas, eixo Y na direita ou esquerda, etc.

Tudo pronto, é só clicar em debug e ver a mágica acontecer, cross-compilado para meu WinCE rodando em um processador ARM. Veja a figura abaixo e o vídeo a seguir, no vídeo é possível ver a utilização da ferramenta de ZOOM presente no gráfico, note que ele é um padrão já existente na ferramenta.

Figura 4

No vídeo abaixo fiz uma gravação através do Colibri Monitor para facilitar a visualização:

A abaixo com uma câmera:

Até a próxima!

Guilherme

Guilherme Fernandes

Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) atua como diretor da Toradex Brasil. Foi responsável pela implantação do escritório de vendas e suporte da Toradex no Brasil. Trabalhou 7 anos como gerente de engenharia de sistemas na área de automação industrial desenvolvendo mais de 300 projetos de máquinas para linhas de montagem e teste de produção para o setor de autopeças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>