FTP no Windows Embedded Compact

Ter um FTP server em seu equipamento embarcado pode abrir diversas opções entre elas: Resgatar dados captados pelo sistema, resgatar logs de falhas e eventos, IoT, copiar ou substituir arquivos de configuração do sistema ou até mesmo alterar a versão da aplicação rodando no mesmo. O Windows CE possui um FTP server pronto para uso entre suas ferramentas, neste artigo vou mostrar os passos básicos de sua utilização.

Para este artigo estou utilizando uma placa de suporte IRIS com um Colibri VF50 128MB rodando Windows CE 6.0. A placa está conectada a um monitor e a mesma rede que meu computador de desenvolvimento. No computador de desenvolvimento vou utilizar o cliente FTP FileZilla. Os IPs estão configurados como Computador de desenvolvimento: 192.168.1.1 e Placa embarcada com Windows CE: 192.168.1.2.

O primeiro passo é configurar a senha e usuários de acesso ao sistema, esta etapa já foi mostrada no artigo sobre Telnet. O segundo passo é simplesmente abrir o Filezilla e configurar uma nova conexão conforme a figura 1.

Host: IP do sistema embarcado

Protocolo: FTP

Criptografia: Utilizar Plain FTP

Tipo de logon: Normal

Usuário: admin (ou outro configurado)

Senha: senha definida na configuração

ConfigFileZila

Figura 1: Configuração do cliente FTP

Uma vez configurada a conexão basta solicitar a conexão com o servidor FTP, que neste caso é o Windows CE. A figura 2 mostra os dois sistemas conectados por FTP e nela estou solicitando que seja realizado o upload do arquivo TestesFTP.txt que está no meu desktop para a pasta Raiz do servidor FTP que está na placa embarcada.

Upload

Figura 2: Upload de arquivo através de cliente FTP

Na figura 3 podemos ver o upload já concluído. Repare que estamos utilizando um servidor FTP no Windows CE (Windows Embedded Compact) que está rodando em um computador em módulo embarcado com arquitetura ARM e enviando um arquivo a partir do Windows 8.1 Pro com um cliente Filezilla instalado em uma arquitetura x86.

UploadDone

Figura 3: Upload de arquivo concluído

Por fim, tirei uma foto do meu sistema embarcado para mostrar o arquivo. Repare que o mesmo é direcionado para uma pasta Temp na raiz do sistema. O link a seguir mostra como configurar outras pastas ou até mesmo pastas virtuais direcionando para pastas reais do sistema.

WP_20150513_11_24_27_Pro

Figura 4: Arquivo copiado para sistema embarcado

Um servido FTP pode ser muito útil para acesso remoto a sistemas de coleta de dados, conectar seu sistema embarcados na internet (IoT) ou mesmo para atualização de software entre outros.

Até a próxima

Guilherme

Guilherme Fernandes

Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) atua como diretor da Toradex Brasil. Foi responsável pela implantação do escritório de vendas e suporte da Toradex no Brasil. Trabalhou 7 anos como gerente de engenharia de sistemas na área de automação industrial desenvolvendo mais de 300 projetos de máquinas para linhas de montagem e teste de produção para o setor de autopeças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>