Logon automático no Windows Embedded 8 Standard

Um dos grandes benefícios da utilização do Windows Embedded 8 Standard é a possibilidade de customizar o sistema operacional para subir diretamente a aplicação, dando a possibilidade do fabricante utilizar sua própria marca. Assim é possível criar um dispositivo dedicado para sua aplicação.

Com o WE 8 Standard é possível ter uma experiência de usuário personalizada permitindo a remoção de qualquer identificação do sistema operacional Windows durante a inicialização/logon e além disto, fornece uma experiência de usuário consistente e previsível com os recursos do Windows Embedded como os filtros de escrita, filtros de diálogo e filtros de teclado tornando a solução mais segura.

Para estas personalizações muitos fabricantes OEM utilizam a opção de AutoLogon, que permite que a aplicação suba diretamente no lugar do shell do Windows sem passar pela tela de Logon do usuário.

windows_embedded_branding

Para usar o logon automático é preciso ter alguns cuidados no desenvolvimento da imagem.

Por default, na criação da imagem do Windows Embedded 8 Standard a senha irá expirar a cada 30 dias. Se você configurar seu dispositivo para um logon automático diretamente na sua aplicação, utilizando este valor default, depois de 30 dias sua imagem irá iniciar em uma tela preta. Para resolver este problema, é necessário configurar a senha para nunca expirar, utilizando por exemplo o comando: net accounts /maxpwage:unlimited.

Outro problema encontrado pode ser o aparecimento de uma tela preta quando o dispositivo é suspenso. Para resolver isto é necessário desabilitar a senha de proteção ao despertar. Para isto vá em: Painel de Controle -> Opções de Energia -> Exibir senha ao despertar, em baixo de “Proteção por senha ao despertar” clique em “Não exigir senha“.

Quando usamos o logon automático, é interessante bloquear algumas combinações de teclas com o “Keyboard Filter” como o Ctrl + Alt + Del e o Windows + L, assim evitamos o aparecimento de uma tela preta.

Com estas dicas simples, é possível estar criando uma imagem segura e estável, onde a aplicação suba no lugar do Shell do Windows com a opção de logon automático é ativada.

Vivian Heinrichs

Vivian Heinrichs é Engenharia da Computação e trabalha com o desenvolvimento de sistemas operacionais para soluções específicas baseadas na plataforma Windows Embedded na empresa Compusoftware Informática LTDA. Possui as certificações Windows Embedded Black Belt Sales e Technical Master. Em Outubro de 2014, Vivian foi premiada pela primeira vez como Most Valuable Professional (MVP) da Microsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>