No que impacta o fim do Windows XP para os produtos Windows Embedded

O suporte estendido para o Windowx XP acabou no dia 8 de abril de 2014, e com isto, o Windows XP não receberá mais atualizações de segurança ou suporte técnico. Mas qual a implicação disto para os produtos Windows Embedded?

A Microsoft tem uma política de 10 anos de suporte para o produtos Windows Embedded, assim é importante compreender as implicações do suporte para esses produtos, a fim de garantir que os sistemas se mantenham atualizados e seguros.

Os seguintes produtos Windows Embedded são baseados no Windows XP:

  • Windows XP Professional for Embedded Systems: Este produto é idêntico ao Windows XP e o suporte estendido terminou em 8 de abril de 2014.
  • Windows XP Embedded Service Pack 3 (SP3): Esta é a versão componetizada do Windows XP e possui uma ferramenta de desenvolvimento. Está versão foi originalmente lançada em 2002, e suporte estendido terminará em 12 de janeiro de 2016.
  • Windows Embedded for Point of Service SP3: Este produto foi desenvolvido a partir do Windows XP Embedded para o uso em dispositivos de ponto de venda. Está versão foi originalmente lançada em 2005, e suporte estendido terminará em 12 de abril de 2016.
  • Windows Embedded Standard 2009: Este produto é um update da ferramenta de desenvolvimento onde é possível desenvolver uma imagem componetizada do Windows XP Professional Service Pack 3. Esta versão foi originalmente lançada em 2008 e o suporte estendido terminará em 8 de janeiro de 2019.
  • Windows Embedded POSReady 2009: Esta versão é baseada no Windows XP Professional Service Pack 3. Possui um design compacto e características específicas para pontos de serviços. Esta versão foi originalmente lançada em 2009 e o suporte estendido terminará em 9 de Abril de 2019.

Uma pergunta frequente é o que está incluso no suporte estendido para os produtos Windows Embedded?

Até o fim do suporte estendido, estará disponível todas as atualizações críticas de segurança através dos canais habituais: MyOEM, Windows Embedded Developer Update, Microsoft OEM Online e o Windows Update para sistemas de ponto de venda; com isto ainda é possível ter um sistema baseado no Windows XP que esteja totalmente atualizado nos quesitos de segurança do sistema operacional.

Para mais informações sobre os ciclos de vida dos produtos Windows Embedded acesse este link.

Vivian Heinrichs

Vivian Heinrichs é Engenharia da Computação e trabalha com o desenvolvimento de sistemas operacionais para soluções específicas baseadas na plataforma Windows Embedded na empresa Compusoftware Informática LTDA. Possui as certificações Windows Embedded Black Belt Sales e Technical Master. Em Outubro de 2014, Vivian foi premiada pela primeira vez como Most Valuable Professional (MVP) da Microsoft.

2 comentários em “No que impacta o fim do Windows XP para os produtos Windows Embedded

  • 11 de junho de 2014 at 17:36
    Permalink

    Todo mundo tem comentado que dá para continuar a receber as atualizações do Windows XP pelo POSReady 2009 seguindo os seguintes passos:

    Salve o texto abaixo como arquivo.reg (uso a opção Salvar como):

    Windows Registry Editor Version 5.00
    [HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMWPAPosReady]
    “Installed”=dword:00000001

    Depois de salvar o arquivo, execute-o e confirme a alteração no Registro do Windows. E pronto, o Windows XP continuará a receber as atualizações até 2019.

    Sendo assim, o POSReady 2009 é exatamente igual ao Windows XP? O XP estará seguro? É confiável?

    Responder
    • 11 de junho de 2014 at 17:47
      Permalink

      Olá Gabriel, o POSReady 2009 é baseado no Windows XP SP3, por isto é sim possível atualizar o XP pelo POSReady, porém a Microsoft não recomenda esta forma de atualização, conforme declaração para o Zdnet:

      “As atualizações de segurança que poderiam ser instaladas são projetadas para os clientes Windows Embedded e para Windows Server 2003 e não protegem totalmente os clientes Windows XP. Os clientes XP também correm um risco significativo de problemas de funcionalidade em suas máquinas se instalarem estes updates, pois eles não foram testados no Windows XP. A melhor maneira para os clientes do Windows XP proteger seus sistemas é atualizar para um sistema operacional mais moderno, como o Windows 7 ou o Windows 8.1. “

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>