Telnet no Windows Embedded Compact

A utilização de TELNET permite acesso remoto pela internet a um sistema remoto com a finalidade de diagnóstico, inicialização de programas ou outros. Se você quiser saber um pouco mais sobre este protocolo, uma rápida leitura na Wikipedia pode ajudar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Telnet

O Windows Embedded Compact possui um servidor de TELNET que pode ser muito útil principalmente ao desenvolver sistemas embarcados que não possuem tela. O objetivo deste artigo é mostrar como configurar e alguma utilização básica desta técnica.

Neste artigo vamos utilizar mais uma vez meu computador em módulo Colibri VF61 com uma placa base Viola. Note que a minha placa base, neste caso, não possui saída de vídeo e eu não estou trabalhando com um display. Desta forma o uso do TELNET possibilita que eu tenha um mínimo de acesso necessário para executar uma aplicação no módulo.

O primeiro passo para configurar o TELNET é definir uma senha de acesso. Para isso, utilizando meu navegador digitei o IP do módulo como endereço (O Colibri VF61 e meu Host de desenvolvimento estão na mesma rede… é claro). Neste momento o Windows CE assume o papel de servidor Web me mostrando a tela mostrada na figura abaixo.

01

Figura 1: Definição de senha de acesso para o usuário Admin

Nesta tela de configuração você deverá definir a senha de acesso do administrador. Uma vez que essa tarefa foi concluída o Windows CE proporciona ainda outras possibilidades de configuração através do Windows CE Remote Management Tool.

Na tela mostrada na figura 2 podemos ver as demais opções que o sistema possui após a configuração inicial da senha do usuário Admin, podemos inclusive após este passo configurar outros usuários e suas respectivas senhas de acesso.

02

Figura 2: Configurações que podem ser realizadas através do Windows CE Remote Management Tool

A próxima etapa é simples agora: Acessar nosso computador que está rodando Windows CE através de TELNET. Para isso utilizei o Tera Term (meu preferido), mas existem diversos programas de terminal que podem fazer isso também. Na tela de configuração do Tera Term, figura 3 preparei as configurações necessárias: TELNET e IP da placa, e em seguida cliquei em OK.

03

 Figura 3: Tera Term configurado para conexão Telnet no Colibri VF61

Finalmente o sistema apareceu solicitando meu usuário e senha de acesso, que você pode ver nas primeiras linhas da imagem abaixo, figura 4. Após o login com sucesso também executei os comandos “dir” onde você pode reparar na estrutura de diretórios do sistema e em seguida o “ipconfig” mostrando as configurações dos dispositivos de rede.

04Figura 4: Acesso ao Windows CE rodando em um computador em módulo Colibri VF61 através de Telnet

TELNET no Windows CE: simples e eficiente para aplicações sem monitor ou tela para o usuário! Ainda que seu dispositivo utilize uma tela, imagino que é bem fácil escrever alguns aplicativos de diagnóstico ou monitoramento para de seu sistema embarcado através dessa útil ferramenta!

Até mais!!

Guilherme Fernandes

Guilherme Fernandes

Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) atua como diretor da Toradex Brasil. Foi responsável pela implantação do escritório de vendas e suporte da Toradex no Brasil. Trabalhou 7 anos como gerente de engenharia de sistemas na área de automação industrial desenvolvendo mais de 300 projetos de máquinas para linhas de montagem e teste de produção para o setor de autopeças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>