Windows 10 IoT na Raspberry Pi 2

Neste feriado nada melhor que se aventurar por mares nunca navegados. E minha aventura desta vez foi testar o novo Windows IoT na Pi2. Para enfrentar tal desafio você vai precisar antes de mais nada realizar a instalação do Windows 10 Insider Preview (segundo a Microsoft, particularmente acredito que não seja realmente preciso). Para fazer tal processo você encontra as informações na seguinte página:

https://insider.windows.com/

Se quiser saber mais sobre as novidades do Windows 10, aconselho os seguintes links:

https://www.microsoft.com/pt-br/windows/features

Fiz isso em meu note de testes, imagens abaixo. O único problema que estou enfrentando com o sistema por enquanto é a instalação da placa de vídeo. Meu notebook é um i5 Samsung 700Z, não consigo alterar a resolução e nem instalar os drivers da placa de vídeo, o que me irrita bastante!

O próximo passo foi realizar a instalação do Visual Studio 2015 RC Community Edition, você pode encontrar ele no seguinte link:

https://www.visualstudio.com/en-us/downloads/visual-studio-2015-downloads-vs.aspx

Finalmente o próximo passo foi acessar o site da Microsoft com as informações relativas ao Win IoT para a PI2 e seguir a documentações existente, você confere os passos abaixo:

  1. Fazer o Download da Imagem de teste do WinIoT para a PI2 no seguinte link:

http://ms-iot.github.io/content/en-US/GetStarted.htm

  1. A imagem vem zipada, o próximo passo é extrair o arquivo: Flash.ffu em algum lugar do seu computador
  2. Em seguida é necessário gravar a imagem no SD Card. A Microsoft aconselha utilizar um SD Card classe 10 com pelo menos 8GB disponíveis. Abra o Command Prompt clicando com o botão direito em seu ícone e executando como administrador
  3. Encontre o SD Card utilizando o comando DISK PART e em seguida LIST DISK. A figura x mostra o resultado em meu computador. O SD é o disco 2.

diskpart

Figura 1: Diskpart utilizada para identifica o número do SD Card

  1. Em seguida, no Command Prompt o comando abaixo realiza a gravação da imagem, substitua a letra N pelo número do disco que o seu SD Card ganhou e em seguida execute o comando. O resultado você acompanha na figura abaixo:
dism.exe /Apply-Image /ImageFile:flash.ffu /ApplyDrive:\.PhysicalDriveN /SkipPlatformCheck

Note que PhysicalDrive2 é por que meu SD está no drive 2

gravando imagem

Figura 2: Gravando a imagem do Win IOT no SD Card

  1. Ligando todos os cabos necessários no PI2, Rede, Alimentação e Vídeo (HDMI) a depois de algum tempo de instalação chegamos finalmente a tela do sistema rodando. Conforme as figuras abaixo.

WP_20150603_15_44_53_Pro

Figura 3: WinIoT rodando na RaspBerry Pi 2

  1. Agora podemos começar a conversar com o PI2 rodando o Windows IoT através do Windows PowerShell. Mais uma vez é importante solicitar que ele seja executado como administrador.
  2. No Power Shell , inicialize o Remote Managment utilizando o comando abaixo
PS C: net start WinRM
  1. Em seguida é necessário configurar o acesso a máquina (Pi2) utilizando os seguintes comandos
PS C: Set-Item WSMan:localhostClientTrustedHosts -Value "machine-name or IP Address or localhost"

E um pequeno detalhe para evitar erros no Client o Power Shell

PS C: remove-module psreadline -force
  1. Finalmente é possível iniciar uma sessão com o Pi2 fazendo a conexão com o comando abaixo:
PS C: Enter-PsSession -ComputerName "machine-name or IP Address or localhost" -Credential "machine-name or IP Address or localhost"Administrator

O Sistema solicitará a senha que por padrão é: [email protected]

Uma vez que a conexão é realizada entramos com acesso ao Pi2 e WinIoT, figura 4

login

Figura 4: Login do Shell remoto no WinIOT

  1. De agora em diante existem vários comandos de configuração e diagnóstico que podem ser executados, vide figura abaixo:

Shell

Figura 5: Comandos no Power Shell com o WinIOT

Mais informações do que pode ser feito, você encontra em:

http://ms-iot.github.io/content/en-US/win10/tools/CommandLineUtils.htm

O próximo passo é fazer um pequeno programa Hello World para rodar na WinIOT, mas antes tenho 6GB de instalações do VS2015 Community para terminar!

Até a próxima!

Guilherme

Guilherme Fernandes

Mestre em Engenharia Mecatrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) atua como diretor da Toradex Brasil. Foi responsável pela implantação do escritório de vendas e suporte da Toradex no Brasil. Trabalhou 7 anos como gerente de engenharia de sistemas na área de automação industrial desenvolvendo mais de 300 projetos de máquinas para linhas de montagem e teste de produção para o setor de autopeças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>