ICD – Personalizando o Windows 10

O que é o ICD?

Windows Imaging and Configuration Designer (ICD) é a ferramenta que agiliza a personalização da imagem do Windows 10. A grande novidade da ferramenta é que ela está aberta para toda a comunidade de desenvolvedores, OEMs, departamentos de TI, integradores de sistemas, entre outros.

Para quem já está acostumado com as ferramentas de desenvolvimento do Windows Embedded o ICD não apresentará nenhuma dificuldade na personalização do Windows 10, pois a ferramenta lembra muito o Image Configuration Editor, que é a ferramenta utilizada para criação de imagem dedicadas baseadas no Windows 7 e Windows 8.

Funcionalidades do ICD

Na versão disponível para download, é possível criar as seguintes tarefas com o ICD:

  • Ver e personalizar todas as configurações e políticas da imagem do Windows 10 Insider Preview e dos pacotes de provisionamento.
  • Adicionar drives, aplicativos e outras configurações a sua imagem
  • Desenvolver uma imagem do Windows
  • Desenvolver um pacote de provisionamento

Observação: A mais recente versão do Windows ICD ainda está em desenvolvimento e não está completa. Todas as informações ainda são preliminares e estão sujeitos a alterações.

Download e instalação do ICD

Para instalar o Windows ICD você precisa instalar o Windows ADK (Windows Assessment and Deployment Kit) do Windows 10 Inseder Preview.

O Windows ICD dependente de outras ferramentas para funcionar corretamente. Por isso, quando você selecionar o ICD na instalação do Windows ADK, você deve selecionar também as ferramentas Deployment tools, Windows PE e USMT.

Após a instalação do Windows ICD, abra a ferramenta pesquisando por “Imaging and Configuration Designer“. Você pode também navegar para a pasta:

  • Computador 64 bits: “C:Program Files (x86)Windows Kits10Assessment and Deployment KitImaging and Configuration Designerx86″
  • Computador 32 bits: “C:Program FilesWindows Kits10Assessment and Deployment KitImaging and Configuration Designerx86ICD.exe”

personalizando o Windows 10

Personalizando o Windows 10

É possível desenvolver e implementar as seguintes imagens do ICD:

  • Windows 10 para edições Desktop
  • Windows 10 Mobile para Phones
  • Windws 10 IoT Core para processadores ARM e x86

Para este post, irei demonstrar como personalizar uma image do Windows 10 para as edições Desktop do Windows.

Para personalizar uma imagem do o Windows 10 Mobile Insider Preview ou para o Windows 10 IoT Core Insider Preview você precisa ter o BSP (Board Support Package) do seu dispositivo e precisa instalar todos os kits e pacotes necessários para o desenvolvimento da imagem.

É necessário realizar o download do arquivo “Install.wim” do Windows 10 para a personalização da imagem. Este arquivo se encontra na pasta “Sources” na ISO da imagem do Windows 10 Insider Preview.

Após o download abra o ICD e clique em “File” -> “New Project

personalizando o Windows 10 - 1

Insira um nome e uma descrição para o seu projeto.

personalizando o Windows 10 - 2

Escolha a opção “Imaging
personalizando o Windows 10 - 3

Selecione a opção “Windows Desktop WIM-based image” para criar uma imagem personalizada do Windows 10 para Desktop.
personalizando o Windows 10 - 4

 Selecione o arquivo “Install.wim” do Windows 10 baixado anteriormente e clique em “Next“.
personalizando o Windows 10 - 5

Clique em “Finish“.

personalizando o Windows 10 - 6

Agora é possível ter acesso a todas as configurações do Windows 10 selecionado. Mostrarei aqui alguns exemplos de personalizações possíveis.

Para configurar o nome do computador, é só clicar em “Settings” -> “Computer” e digitar o nome no campo “Name“.

personalizando o Windows 10 - 10

É possível também inserir a chave serial do produto. Para isso, clique em “Setup” -> “ProductKey” e digite a chave serial.

personalizando o Windows 10 - 12

Neste exemplo, vamos também inserir uma chave para o administrator do sistema, clicando em “UserAccounts” -> “Accounts” -> “AdministratorPassword” e digitando a senha no campo “Value“.

personalizando o Windows 10 - 7

Vamos também criar um usuário local. Para isso, clique em “UserAccounts” -> “Accounts” -> “LocalAccounts” e digite o nome do usuário.

personalizando o Windows 10 - 8

Para definir a senha deste usuário, clique no campo “Password” e digite a senha desejada.

personalizando o Windows 10 - 9

Se você é um fabricante de hardware ou um integrador, uma funcionalidade interessante é a possibilidade da personalização dos seus dados no sistema operacional. Para inserir o seu nome, por exemplo, é só ir em “OEM” -> “Information” -> “Name” e digitar o nome desejado.

personalizando o Windows 10 - 11

Após a finalização das personalizações necessárias, podemos criar uma mídia de instalação do sistema operacional. Para este exemplo, utilizei um pendrive que foi preparado seguindo estes passo: http://www.windowsembedded.net.br/boot-do-so-atraves-de-um-dispositivo-usb/

Para criar a imagem do Windows 10 é só clicar em “Create” e “Production Media
personalizando o Windows 10 - 13

Em “Select Imaging Options” clique em “Next“.

personalizando o Windows 10 - 14

Em “Configure Audit Mode Boot” clique em “Next“.

personalizando o Windows 10 - 15

Selecione o pendrive preparado anteriormente.

personalizando o Windows 10 - 16

Para criar a imagem clique em “Build“.

personalizando o Windows 10 - 17

Após a criação da imagem, é possível instalar ela no hardware desejado. Todas as personalizações feitas na ferramenta ICD serão aplicadas durante a instalação.

Vivian Heinrichs

Vivian Heinrichs é Engenharia da Computação e trabalha com o desenvolvimento de sistemas operacionais para soluções específicas baseadas na plataforma Windows Embedded na empresa Compusoftware Informática LTDA. Possui as certificações Windows Embedded Black Belt Sales e Technical Master. Em Outubro de 2014, Vivian foi premiada pela primeira vez como Most Valuable Professional (MVP) da Microsoft.

2 comentários em “ICD – Personalizando o Windows 10

  • 4 de setembro de 2015 at 23:10
    Permalink

    Oi Vivian, sou estudante de engenharia da computacao e terei que fazer um trabalho sobre o windows embeded, e vi seu artigo muito bom, parabens

    Responder
    • 8 de setembro de 2015 at 11:56
      Permalink

      Muito obrigada Gerson, fique a vontade para entrar em contato se precisar.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>